Se existe segredo para o sucesso profissional, é este elemento

Postado em 27/12/2016

Se existe segredo para o sucesso profissional, é este elemento

 

Eu acredito que o elemento essencial para o sucesso profissional é o autoconhecimento. E sempre digo isso porque só as pessoas que sabem exatamente o que querem para a sua vida e carreira conseguem definir qual o melhor caminho para chegar onde desejam. Para os que não sabem para aonde querem ir, qualquer caminho serve. E assim muitas pessoas trabalham anos e anos guiadas simplesmente pelas oportunidades que surgem pela frente, sem direção certa. Só que, em um determinado momento, percebem que não era nada disso que queriam ter feito.

O autoconhecido vem a partir da reflexão sobre quem você é, quais são seus objetivos de vida, que legado você quer deixar e o que é sucesso para você, entre outras questões. Você já parou para pensar com calma sobre tudo isso?

Não é algo simples, principalmente porque o ritmo acelerado em que a maior parte das pessoas vive hoje não favorece essa reflexão. Ao final do dia não é raro estarmos tão cansados que a única coisa que queremos é descansar e não pensar em mais nada, não é verdade? Mas o esforço de reservar um tempinho para pensar a respeito de si mesmo e avaliar se está com as rédeas de sua carreira nas mãos vale muito a pena. É o que vai garantir que se sinta realizado e conquiste o que considera ser sucesso profissional.

E não é tarefa que se faz uma vez na vida apenas, não. É fundamental fazermos essa autoavaliação de tempos em tempos. Para ajuda-lo nesses momentos, fiz o roteiro abaixo.

 

1) Quem eu sou?

– Relembre sua história de vida e carreira.
– Elenque os seus valores, o que é verdadeiramente importante para você em sua atividade profissional. Ex.: liderar, servir, dar poder aos outros, inspirar, relacionar-se, status e prestígio, ambiente amistoso, variedade e diversidade de tarefas etc.
– Elenque também suas competências.

 

2) Quais são meus objetivos de vida?

– Quais são suas metas?
– Imagine como você estará daqui a cinco anos em relação à sua carreira, sua família, sua vida espiritual, sua saúde, seu patrimônio, sua comunidade, seu lazer, sua vida cultural e novas habilidades.
– Relacione o que você quer e como pode conseguir isso em cada uma dessas áreas.

 

3) O que você quer deixar como marca neste mundo? Como você gostaria que as pessoas lembrassem de você?

– Ex.: Foi muito hábil em ganhar dinheiro e adquirir bens materiais; era uma pessoa de família, que zelava pela união de seus parentes; foi um executivo de sucesso; foi um bom líder; contribuiu para um mundo mais justo etc.

 

4) O que é sucesso profissional para você?

– Ex.: Ser famoso; ser reconhecido em sua área como referência; ter um salário alto; ter uma posição de liderança; ganhar o suficiente para viver e trabalhar em casa e/ou ter tempo para a família independentemente do cargo que ocupar etc.

Há quem sinta dificuldade para encontrar essas respostas. Se este for o seu caso, pode procurar um especialista em orientação de carreira para ajudá-lo. A orientação de carreira também pode ser muito positiva mesmo para quem já tem uma ideia mais clara a respeito de si porque ela oferecerá uma abordagem bastante profunda sobre sua personalidade e o modo como se relaciona com as pessoas e com o ambiente que o cerca. O que lhe dará sacadas muito valiosas para o direcionamento de sua vida em todos os aspectos.

*Sofia Esteves, fundadora e presidente do Conselho do grupo DMRH e Cia de Talentos

http://exame.abril.com.br/carreira/sucesso-profissional/?platform=hootsuite

 

Outras Notícias

 

10 passos para fazer um plano de negócios que funciona (mesmo)
Postado em 22/03/2017

Dicas para elaborar um plano de negócios realista

 

leia mais »

Por que você deveria estabelecer metas para sua equipe
Postado em 21/02/2017

A importância de estabelecer metas para a sua equipe 
Escrito por Alexandre Rangel, especialista em gestão de pessoas

“Aquilo que não é medido, não pode ser acompanhado e, por conseguinte, não pode ser ...
leia mais »

8 dicas de linguagem corporal para aumentar a sua persuasão
Postado em 02/02/2017

 

1. Gestos de quem convence

São Paulo — Ser um bom vendedor não é uma competência valiosa apenas para quem trabalha na área comercial. Conseguir que os dem...
leia mais »