MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

Postado em 08/11/2016

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

Normalmente quando somos uma empresa “pequena” não temos um capital alto para investir ou muitas vezes não dispomos de dinheiro por um longo período de tempo. E isso acaba atrapalhando que a gente inicie o trabalho de marketing digital, pois parece realmente difícil iniciar sem preencher esse requisito “orçamento mensal” (budget) que todas as agências de marketing perguntam.

Não esqueça que o planejamento é o ponto mais importante para medir o retorno de investimento. E para medir o retorno de investimento basta você fazer uma continha: (lucro) – (Valor Investido) = Retorno de Investimento ROI.

E para aumentar o retorno de investimento? Para aumentar o retorno de investimento, você terá que reinvestir onde dá mais certo. Com o Google Analytics nós podemos saber por qual canal que foi realizada a venda, se foi pelo GoogleFacebookYoutubelinks patrocinados ou se foi acesso orgânico. Pode parecer grego o que estou falando, mas todos esses canais são formas de se gerar acesso qualificado para o seu site.

E é por meio de acesso qualificado que nós conseguimos transformar esses leads em conversão. Uma ótima estratégia de marketing digital para sua pequena empresa é instalar as Tags de Conversão Google Analytics, elas te possibilitam entender mais seu acesso e de onde podem acontecer mais vendas.

 

Até essa parte do texto você deve ter entendido que:

  • Instalar as Tags de Conversão do Google Analytics é fundamental
  • Ter um planejamento para alguns meses é o mais importante, então respeite o fôlego de investimento da sua empresa.

 

Onde uma pequena empresa pode investir?

Eu recomendo sempre melhorar seu posicionamento orgânico, por que ai você não vai depender tanto de anúncios. Agora se você precisar de retorno rápido, comece o Google Adwords ou Facebook Ads, procure por Gerenciamento de Links Patrocinados.

Outra dica de marketing digital para pequenas empresas é aproveitar que não possui tanto orçamento pra concorrer com as grandes e trabalhar mais o lado Empresa/Consumidor (b2c), quanto mais você estreitar essa relação e se tornar próximo do seu cliente, mais fácil para vender o seu serviço ou produto pelo Facebook de forma orgânica.

Procure trabalhar seu BLOG com dicas de interesse do seu público alvo. Publique no Facebook, Instagram, Twitter e sempre que possível compre anúncios em display (Google Adwords). Os anúncios da rede de display são mais baratos que na rede de pesquisa.

Provavelmente sua mente deu um nó se não está acostumado com esses termos, caso tenha alguma dúvida sobre algum termo procure em nosso blog ou solicite ajuda em nosso chat.

Anúncios Baratos para Pequenas Empresas

Anunciar na internet é muito simples. Com as Tags do Google Analytics instaladas, conseguimos medir de onde vamos realizar a venda ou preenchimento de formulário, certo? Então basta testar diferentes plataformas e ferramentas que geram ACESSO QUALIFICADO. Lembrem dessa palavra.

 

Veja algumas dicas de onde investir:

  • Google Adwords (display)
    Se você vende serviços ou produtos, use essa rede para ter anúncios baratos no Google. Você vai anunciar banners na: Folha, Estadão, Terra, Sites de Notícia, Blogs, Youtube, etc.
  • Anúncios no Google Shopping
    Se você tem uma loja virtual integre-a agora com o XML do Google e venda pelo Google Shopping. É a rede de maior CONVERSÃO para a maioria dos E-commerces (além dos market Places claro).
  • Anúncios no Facebook Ads
    Muita gente tinha receio de criar anúncios no Facebook, porém pra muita gente tem se tornado a salvação. Com um custo baixo por click o Facebook acaba sendo uma ótima oportunidade de ter acessos a um custo baixo.
  • Anúncios de Remarketing
    Está precisando melhorar sua conversão? Invista em remarketing e trabalhe o público que já acessou seu site. Em breve você verá os banners da minha agência de marketing digital, afinal nós fazemos remarketing pra gente também. ; )
  • SEO – A Otimização nunca Morre
    Estar entre os primeiros no Google é um desafio, sua empresa, seja pequena ou grande, precisa trabalhar seu site constantemente. E isso te ajuda a ter orçamentos sem custo nenhum, aumentando também o seu índice de qualidade das campanhas.

Caso você tenha dúvidas como o que fazer com R$1.000,00, R$500,00, etc.. Vou deixar algumas considerações finais de onde uma empresa com orçamento limitado pode investir para começar a ter algum retorno de investimento.

 

Investindo em Marketing Digital para Pequenas Empresas R$1.000,00

  • Recomendamos investir em SEO e trabalhar anúncios como seu remarketing.
  • Ou divida o dinheiro em anúncios e SEO.
  • Se precisar de acessos qualificados e seu site já estiver otimizado pronto para vender, invista apenas em anúncios. Se precisar de ajuda solicite em nosso chat.
  •  

Investindo em Marketing Digital para Pequenas Empresas R$500,00

  • Eu investiria apenas em SEO durante o tempo necessário para ter um posicionamento orgânico bom e criar anúncios baratos.
  • Criaria campanhas de Display, Facebook ou Youtube, onde o custo do click é abaixo de 40 centavos.

Lembre que essas são ideias de orçamento, mas é necessário fazer uma avaliação do seu site para ver o que é necessário para você se igualar e depois ultrapassar a concorrência. Cada empresa possui uma combinação de serviços de marketing digitalpara ter retorno de investimento positivo. Teste diferentes tipos de buscar acesso qualificado e avalie tudo pelo Google Analytics

 

Fonte: http://ow.ly/dKpW305K34T

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